quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Os três patetas

Quando olhava o mapa da América do Sul, nunca soube exatamente para que serviam as guianas e o Suriname. Também não sabia para que servia o Acre, mas isso é outra história. Agora, um desses três vem apresentando grande destaque na mídia.

Recentemente, o Suriname vem ocupando um grande espaço no noticiário nacional. Tudo por conta de uma revolta ocorrida no país, com ataques a brasileiros lá residentes. Porém, o que sabemos sobre tal país e seus dois vizinhos mais próximos e igualmente desconhecidos, a Guiana e a Guiana Francesa?


Suriname



Embora mercadores holandeses tivessem estabelecido várias colônias na região da Guiana antes, os neerlandeses não tomaram posse do que é hoje o Suriname até ao Tratado de Breda, em 1667, que marcou o fim da Segunda Guerra Anglo-Holandesa.

Depois de se tornar numa parte autônoma do Reino dos Países Baixos em 1954, o Suriname conseguiu a independência em 1975.

O Suriname é um país de baixa densidade demográfica, contando com 470 mil pessoas. A título de curiosidade, o jogador de futebol Seedorf, naturalizado holandês, nasceu na capital, Paramaribo.

A população é constituída por vários grupos raciais, étnicos e culturais. A maior porcentagem, cerca de 37% da população, corresponde aos chamados hindustani, descendentes de imigrantes indianos que chegaram durante o século XIX.


Guiana




O território foi colonizado no século XVII por neerlandeses da Companhia das Índias Ocidentais, tornando-se colônia britânica em 1831.

A população descende em boa parte de imigrantes da Índia. Há também descendentes de africanos, mestiços e ameríndios. O país registra a expectativa de vida mais baixa entre os países da América do Sul. As maiores cidades localizam-se no litoral, próximas à capital, Georgetown.

A língua oficial é o inglês. Porém, caso você queria fluência no idioma, não vá para lá. Junte um pouco mais de dinheiro e tente ir para os EUA, Inglaterra...


Guiana Francesa

Colônia francesa até 1946, desde então a Guiana Francesa é um departamento ultramarino francês. Como parte integral da República Francesa, é representada no Senado e na Assembleia Nacional da França e seus cidadãos participam das eleições para presidente da República Francesa.

A língua oficial do país é o francês, a moeda é o Euro e o ìndice de Desenvolvimento Humano é um dos mais altos da América do Sul. Tal índice ser alto não significa que os habitantes do lugar são mais evoluídos ou mutantes, cabe lembrar.

Nenhum comentário: